quinta-feira, 10 de julho de 2014

Três santinhos


'Nossa senhora'


'Santo António'


'São José'

óleo sobre tela
2007
ZMB

A minha mãe reformada ocupa o seu tempo
numa lojinha de apoio aos pobres
e vai daí eu lembrei-me de fazer quadros de santos
'talvez quem dá esmola queira comprar e eu assim também ajudo a causa', pensei eu

na realidade e após leilão paroquial a reverter para a lojinha
as obram foram novamente por quem as comprou
 doadas à lojinha e estão agora a ganhar pó nas paredes

por muito que o meu ego de pintor se ressinta:
uma pintura não mata a fome a um pobre
e um abastado só gosta de ter nas paredes
aquilo que tem valor de mercado
e que dará futuro lucro.

Tudo para dizer que me é extremamente difícil vender os meus trabalhos.

2 comentários:

  1. Já pensaste em adicionar o valor das telas, aqui no blogue?

    Parece-me que

    - não reduzirias o valor do teu trabalho
    - não comprometerias a perspectiva de quem observa
    - não transformarias o teu blogue em "mais um lugar nos Mercados"

    ResponderEliminar
  2. Sim estou a pensar nisso, pelo menos os mais recentes que são os que tenho aqui comigo.
    Brincando um pouco, oscilo entre
    queimar tudo no quintal como fez o Santa-Rita há um século
    e pendurá-los como se fossem grafitis nas fachadas dos prédios devolutos de modo a que qualquer anónimo os possa recolher, pelo menos, antes da polícia municipal :)

    ResponderEliminar