terça-feira, 18 de novembro de 2014

Dois poemas de Ruy Cinatti

'
PARA UMA DESCONHECIDA

Deste-me uma orquídea, ó rapariga
em troca de um papel com versos meus.
Eu oferecia-a Nossa Senhora
e ficámo-nos rindo a sós com Deus!...

na capela de Nossa Senhora da Saúde à Mouraria...
                                                 
                                            18.2.77


CONSEQUÊNCIA

No invisível vejo o meu destino
e toco-o com os dedos: é uma flor
a que chamo Cristo e dela faço
o mais vivo farol do meu amor.

Os homens passam, divertem-se, conversam.
São meus irmãos, quero-lhes bem
e em paz lhes digo: Sejam honestíssimos.
O resto virá por graça de Quem vem...

                                           10.3.77
'

,
'Corpo Santo'
Ruy Cinatti
Averno 2014




..

'Tiremos as maiúsculas a deus e a nossa senhora 
que poderão ter a congraça de vir por curiosidade
e substituamos cristo por cada um de nós em plena auto-estima.
Convém também que não sejamos demasiado honestos,
andam tubarões na costa e lampreias no éter.'

As alterações que eu faria a estes maravilhosos versos.

Sem comentários:

Enviar um comentário