segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Momento publicitário

Chegado a casa com uma nova tela para fazer um quadro inspirado em 'Jealousy' de Edvard Munch, liguei a aparelhagem e pus-me a ouvir um disco de Current 93, a edição gatefold de dois albuns: 'Swastikas for Noddy' e 'Crooked crosses for the nodding god', pus-me a pensar: «Isto é do tempo em que o David Tibet e acólitos tinha alguma coisa subversiva para dizer, ele, a última vez que pesquisei, é agora totalmente cristão, talvez continue como um gnóstico, mas o som do apocalipse que prega, isto é, o conteúdo sonoro é aborrecido. Ainda assim, estes dois albuns de 1987 soam ainda hoje frescos e cheios de ideias!»
Terminada a audição, desci para aquecer no micro-ondas o jantar. Como estou em modo poupança de luz, entro na cozinha acendendo a luz desta e apagando as restantes. Abro o frigorífico, retiro o taparuére e tocam à porta, mais precisamente, penso que com um objecto de metal batem no vidro da porta, de modo que apago a luz da cozinha, «deve ser o Nélson a pedir uma mortalha... mas ele não costuma bater com tanta força...» e acendo a luz da sala, abro a porta da rua e reparo que é noite, a hora já mudou, escuro como bréu, até que vejo o branco de uma camisa, olho e vejo um rosto oval com maçãs do rosto salientes e cabelo preto esticado, ela diz com um sorriso: 
« Ouvi dizer que hoje o jantar é em sua casa?!»
Êu olho para baixo mas sem nada ver e nem reparei na cor das calças mas imagino pelo tom afirmativo da voz que seja uma daquelas mulheres que nós, os rapazes de antigamente, costumávamos chamar de «cavalonas», quero dizer, mulheres com botas pelos joelhos, daquelas que gostam de dar ordens, de modo que eu lhe disse em tom igualmente firme:
«E porque razão?»
Ela olhou para mim, e, a sorrir, disse: «Estava só a brincar... nós andamos aqui a fazer um estudo de mercado sobre serviços de televisão... tenho o prazer de estar a falar com quem?»
Eu olhei para ela e disse ligeiramente irritado: «E trabalha para que empresa?»
Ela respondeu a sorrir: «Serviço Interactivo.»
«Nunca ouvi falar!»
«Prontos, nós estamos apenas a falar com as pessoas... qual o serviço de televisão do senhor?»
«Não tenho televisão.»
«Mas porquê?»
«Não vejo, não quero televisão.»
«Ah, e internet... qual o seu serviço?»
«É Optimus, quero dizer, é Nos...»
«Vive sózinho aqui?»
«Sim, sou sózinho.»
«Então, muito boa noite!» E estende-me a mão.
«Boa noite.» 
Depois de lhe apertar a mão, fecho a porta e volto para a cozinha para preparar o jantar. Ponho-me a analisar: «É! Quase que me saía a terminação, será que ela ia gostar do meu frango? Bruxo, são oito da noite, também já fui vendedor porta-a-porta, cheiinho de fome a bater a casa das pessoas, inventava-se cada maneira de iniciar conversa com os clientes... também corria mal de vez em quando, coitadinho de quem precisa de trabalhar...»


Sem comentários:

Enviar um comentário