''
Féder jurou que se submeteria a todos os seus conselhos.
-- Mas aos seus olhos vou transformar-me numa maçadora pretenciosa, ter-me-á horror!
Féder fez grandes protestos de civilidade, que seria igual ao seu amor, isto é, infinita. Pensava que a penosa estrada que lhe iam desenhar era a única que pudesse conduzir a essas mulheres da alta sociedade, que a sua imaginação lhe pintava como divinamente belas e amáveis.
-- Pois bem, então, disse Rosalinde suspirando, comecemos este papel de pedante, mais perigoso para mim do que todos os que representei na minha vida; mas jura-me que me prevines quando eu te aborrecer.
Féder jurou de maneira a ser acreditado.
-- Pois bem, em primeiro lugar, continuou Rosalinde, a tua maneira de vestir é demasiado vistosa; segues muito as modas alegres; será que esqueces as tuas desgraças? Deves ser sempre o esposo inconsolável da bela Amélie, é a fim de dar o pão à imagem dela que te deixou. Arranjar-te-ei um aspecto etremamente distinto e que levará ao desespero os nossos jockeys, se algum porventura tiver a pretensão de o imitar. Toodos os dias antes de saíres, farei como um general com os seus soldados, passarei revista ao teu exterior. Em segundo lugar, vou fazer-te assinante da Quotidienne e da colecção de obras dos santos Padres. Quando o teu pai abandonou Nuremberga era nobre: o senhor von Féder. Por conseguinte és nobre: sê então crente. Vivendo embora na desordem, tens todos os sentimentos de uma piedade elevada, e é o que mais tarde causará e santificará o nosso casamento. Se quiseres que os teus quadros sejam pagos a quinhentos luíses, e nunca, seja sob que preteto for, faltar aos teus deveres de cristão, tens um futuro brilhante. Enquanto não vem o êxito seguro da conduta um pouco incómoda que me proponho fazer-te seguir, quero arranjar com as minhas próprias mãos o apartamento onde receberás as jovens senhoras que, em breve, disputarão entre si o prazer de serem pintadas por um mancebo tão belo e singular. Prepara-te para veres respirar nesse apartamento a mais austera tristeza; pois, se não queres estar triste na rua, é absolutamente necessário renunciar a tudo e condenar-te a essa desgraça de me desposares já hoje. Vou abandonar a minha casa de campo, escolhemos uma a vinte e cinco léguas de Paris, em qualquer recanto escondido. Vai custar-nos despesas de transporte, mas a tua reputação ficará salva. ali, no meio ds bons provincianos das redondezas, poderás ser tão louco como te pede a tua natureza do Sul; mas em Paris e nos seus arredores, deves ser, antes de mais nada e para sempre, o esposo inconsolável, o homem bem nascido e o cristão atento aos seus deveres; mesmo vivendo com uma bailarina. Embora eu seja muito feia e a tua Amélie fosse muito bonita, espalharás que, se eu tive encanto aos teus olhos é porque me pareço com ela, e no dia em que te sentiste mal na Ópera (Rosalinde lançou-se nos seus braços). o que aconteceu é que, no ballet em que eu entrava, acabava de fazer um gesto absolutamente semelhante a um dos que tinha Amélie no papel de pequeno marujo.
Fora justamente para chegar a uma conversa deste género que Féder se aborrecera durante uma hora no dia do desmaio nos bastidores da Ópera; mas estava longe de esperar um regime tão severo. Pois quê! ele, naturalmente tão vivo, representar o papel de melancólico!
-- Antes de te responder, ó minha adorada! disse ele a Rosalinde, permite-me que reflita durante alguns dias. Faz-me infeliz, então, dizia, se queres ver-me percorrer as avenidas com ar triste.
''
páginas 15 -- 16
em «Féder ou o marido com dinheiro»
Stendhal
Editorial Inova
Sem comentários:
Enviar um comentário