quarta-feira, 13 de maio de 2015

Sou contra o acordo ortográfico...

... e em princípio escrevo de acordo com a ortografia que aprendi na escola
antes de 1990,
agora gosto de adicionar palavras ao meu léxico
sejam palavras caídas em desuso, sejam outras formas de português,
às vezes tento inventar ou adaptar grafias de vocábulos de língua estrangeira,
geralmente para dar um aspecto coloquial ou informal,
por exemplo: dizer «familí» em vez de «família».
Dito tudo isto,
só o esquecimento ou a desatenção ou um certo gozo me poderá fazer escrever
«a cona conitiva!»
Tenho alguma dificuldade, é certo, com os acentos que se colocam nos verbos escritos no pretérito
mas em regra geral estes esquecimentos ou desatenções
antes passavam sempre no filtro do corrector do meu processador de texto
e eu emendava sempre que assim achasse erro,
mas agora as actualizações de software livre do openOffice já vêm escritas em abortês.

Passei assim a usar esta ferramenta que espero não seja descontinuada.

http://www.flip.pt/flip-on-line/corrector-ortografico-e-sintactico.aspx

Não conheço outra, agradeço se alguém indicar alternativas.


Sem comentários:

Enviar um comentário