Parece que Zeus estava a preparar um banquete de casamento para Peleu e Tétis e não queria convidar Eris por causa da sua reputação como causadora de problemas. Isto zangou Eris e ela produziu uma maçã de puro ouro e nela gravou a frase Para A Mais Bonita. No dia da festa largou a maçã na mesa do banquete e partiu dali solitária e alegremente para ir comer um cachorro quente.
Agora, três das deusas convidadas (na realidade. eram cinco deusas mas os Gregos ainda não conheciam a Lei dos 5): Atena, Hera e Afrodite, cada uma delas pretendeu logo ali que a maçã dourada era para ela só, já que ela era a mais bonita. Começaram a lutar e a arrancar cabelos, deixaram o banquete de pernas para o ar.
Finalmente. Zeus acalmou as coisas e declarou a necessidade de seleccionar um árbitro e todas concordaram. Zeus enviou-as a um pastor em Tróia, cujo nome era Páris porque a sua mãe tinha ganas e havia casado com um francês. Mas cada uma das cobra-deusas tentou ganhar na secretaria viajando mais cedo para oferecer um suborno a Páris.
Atenas ofereceu-lhe Victórias heróicas na guerra, Hera ofereceu-lhe Dinheiro e fortuna, Afrodite ofereceu-lhe A mulher mais bonita na Terra. Páris sendo um saudável rapaz de Tróia imediatamente aceitou a oferta de Afrodite. Afrodite ficou com a maçã e ele ficou feito num parafuso.
E tal como Afrodite prometeu, Páris conseguiu namoriscar com Helena que na altura vivia com o marido Menelau Rei de Esparta. De qualquer modo, toda a gente sabe que a Guerra de Tróia aconteceu porque os de Esparta pediram a rainha Helena de volta.
Principia Discordia, page 00017
Eris. goddess of discord
óleo sobre papel tamanho A2
2024 ZMB
Sem comentários:
Enviar um comentário