terça-feira, 23 de setembro de 2025

Carreiros com fome

 Explicação do termo «Storm is ready here to go» aplicado a uma música de ZMB criada em 2007/2008 e reapresentada na sua versão longa em 2025 com o título «a tempestade e» e a qual foi embrulhada em poesia que eu disse fonética.

Esta poesia dita de fonética é na verdade uma poesia do absurdo. A gente lê Cros e Beckett e ri-se com a ilogicidade da situação que o texto conta. Rimo-nos com a loucura da personagem e com o seu absurdo. Mas se pedirmos uma explicação ao autor ele não a dá e remete-nos para o texto em si, ou seja, o texto absurdo é explicado, racionalizado, higienizado mas só fica como resíduo da história o riso, que é a versão romântica da loucura, «bora lá ser louco e rir e fazer rir até não parar» dirão alguns. 

Mas a loucura é algo diferente e o texto da loucura na primeira pessoa é absurdo porque ininteligível, é uma fonética do caos, o absurdo é o caos, o texto está cheio de cliques, sequências de palavras que funcionam como cliques e remetem para situações que acontecem à volta do louco, pode ser uma personagem de filme, pode ser um verso musical, pode ser um evento futuro ou passado ou uma invocação de algo que se deseja que ocorra, alguém que apareça. É um discurso mágico no sentido em que se escreve a mensagem e se a enterra e anos depois ao voltar a ela anos mais tarde ela é incopreensível porque os segmentos desse discurso ficaram esquecidos e se ocorreram muitas vezes ocorreram apenas ao nível mental, ou seja, dentro da cabeça do louco que escreve.

Exemplo:


Legal informal pendular

vestem os humanos uma perna de cada

espanha españa spain 3 vezes

regional

irlandês finlandês nordland na tenda das

pme => louva-a-deus

diminuição nas chamadas com

  custo de contexto =>

aquele caminho leva a algum lado

  direccionado para os nichos

bichos de mercado, gerir os nichos

  de pureza original =>

os anti non não nee a partir do

  gabinete do pm =>

a vã glória de mandar

os anti non não nee a toda a opressão

  das instituições públicas

mas não púdicas ou mesmo púbicas carnes

  de porca...?

Resposta 1: península provoca o congelamento.

Resposta 2: estagnar e indemnizar os nonono

  with a gun dillinger dean gangsters!

Holy shit shit cow chao holy shit shit

uma vaca pode ter três tomates (?!)

down town train and a glass of vodka,

  let's get high high high!

Que pontes de contacto com a realidade?

Onde e como?

A receita é simples: those hives sff fodasse

 

 -- ou então exemplo 2:


 

Carreiros com fome

Imediatismo ou coisa-isma doom

Criando ourobouros metal ooorrrg

Eternidade retornando

  escatologicamente

 

Pinando pintar pintando pinar?

  Hongos...

Depois pinar primeiro pintar?

  Wolves...

Depois pintar primeiro pinar?

  Gratinhas...

Roubar um beijo?

  Isso sim vulva súcuba!

Ainda válido?

  Chouriço sem cabeça!

Uma década valerá um número-porta?

Um cd, uma mãe, a shrine?

  Sucking up my soul yr soul...

  In a lair to feed the moon..

My dream of a moon as I bite yr breast?

My mother's milk would I like?

I would like to take a nap in your pot belly

but little jazz bop in yr mouth?

 

Tu poderias queres que eu

  te oferecesse uma lolipop...

Seria mais um segredo policial mente

  mente poetisa.

A Amy poderá morrer aos 27

e ela teve um relapso dias depois.

[e ela infelizmente morreu mesmo aos 27]

 

As abelhas andam por perto

quando ponho Beequeen no leitor de cd.

 

 -- 

se a literatura é a expressão escrita de uma voz, estes dois exemplos são de uma voz em ruínas.


A música Storm is ready here to go significa que a tempestade já cá está e está pronta a morrer. Foi musicada a partir do som de uma trovoada e da declamação de várias vozes de um texto em inglês que era basicamente a junção de frases de booklets de cds de bandas com títulos de bandas, músicas e filmes. 

Na música a frase You must destroy to build a new form of beauty é a junção de um slogan de Einstuerzende Neubautem com um projecto musical de Virgin Prunes. 

Hoje, depois do que acontece em Gaza e com os ministros israelitas a dizer que Gaza está na fase de demolição e que o Trump tem em cima da mesa um plano para build a new Gaza... hoje, dizia eu, a música soa tétrica e reveladora de que a tempestade tem de ir, tem de desaparecer, a tempestade é o fascismo nos EUA e Rússia e Israel e Sudão e um pouco por todo o lado e a ganhar força na europa e em Portugal. 

We're here to go, dizia WS Burroughs

Are you ready to go?, disse John Balance no seu último concerto antes de se ir.


Storm is ready here to go é tudo isto, uma cápsula temporal que retornou e vai dar cabo do Ocidente.

A não ser que...


Sem comentários:

Enviar um comentário