segunda-feira, 31 de julho de 2023
domingo, 30 de julho de 2023
sexta-feira, 28 de julho de 2023
Ouro
Eu tenho um problema com o mundo, não gosto que apaguem a minha voz, acabo sempre por ficar a falar sozinho ou para uma parede. Há poucos dias aconteceu o que de vez em quando se repete: um comentário numa rede social em jeito de desabafo foi apagado pelo proprietário do espaço onde comentei. Isto chateia-me porque me silencia. Mais valia que me rebatessem e que comigo dialogassem. Também pode acontecer que eu fale a despropósito focando-me num pormenor que li e que acabo por comentar, e que assim gere ruído tóxico, o que ninguém quer à sua porta.
Tudo isto para dizer que nem tudo é mau, também tenho uma ou duas pessoas que comigo falam sem paternalismos. Ontem tive uma conversa dessa, uma conversa literária. Fico contente em ter conseguido ganhar dois leitores das minhas edições em papel, leitores que não me dão cabeçadas mas dizem o que pensam sobre o que lhes parece mal no meu texto. Para mim, isto é o ouro que ganhei com a auto-edição.
Acabei já a meio da noite a enviar por whatsapp um agradecimento pela conversa sincera, disse que prefiro mil vezes que me apontem os erros do que me bajulem, acabei a dizer que as pessoas talvez pensem que eu quero dinheiro e fama mas eu só quero comunicação e troca de ideias e um mínimo para alimentação, fumo, discos e livros.
terça-feira, 25 de julho de 2023
Já não se fazem jovens como antigamente, já ninguém quer vergar a mola, trabalho é para os monhés que nos trazem o hamburguer a casa
''
Três dias os passos na cidade. Florêncio corre. Oferece-se. Quem compra? E a fábrica, porteiro e enfermeiro, foi mesmo sorte. É certo, à experiência. Abre e fecha o portão, cumprimenta os engenheiros, atende os que vêm pedir trabalho. Não é difícil. Também não é difícil deixar gotas de um produto qualquer nos olhos dos soldadores ou mudar pequenos pensos. Chato é fazer de polícia, proibir a entrada, pôr na rua. E há sempre tantos, iguais a Florêncio, à procura de emprego!
E o trabalho dá folgas. Por vezes, é só preciso estar ali a ver os operários transportarem pesadas chapas de ferro cor de barro. Mas é necessário ser-se lesto a abrir o portão. Os engenheiros não gostam de esperar. Florêncio só ainda não compreendeu porque é que os engenheiros, inchados ao volante, não respondem à sua saudação. Também não gosta muito que o tratem por tu. Têm a mania, pensa.
E assim por diante. Quinze dias mais. Até podia ler. E a Mãe contente, em casa. Já automatizado. Abrir e fechar. É ali. Tudo fácil. E veio o porteiro de férias e Florêncio entrou para aprendiz de serralheiro. 16$40 diários. Comia na cantina por oito a refeição do meio-dia.
Não era muito, mas era um ofício.
Tempos depois, a tia Emília deu ordens à Mãe para retirar dinheiro do Montepio, e Florêncio teve uma bicicleta de corrida.
''
Fernando Madureira em «Acidente Ôcidental»
retirado do volume «Da Angústia de cada coisa» de Fernando Madureira
edição Língua Morta, 2023
domingo, 23 de julho de 2023
Valete - Ele e Ela
quarta-feira, 19 de julho de 2023
A Festa De Anos
«A Festa De Anos»
desenho a grafite, caneta-pena de preto permanente e caneta bic
sobre papel de 300grms, tamnho 70cm por 50cm
2023
ZMB
terça-feira, 18 de julho de 2023
Três momentos da Exposição Portretto de la animo
Thornton Dial
Recomendo a vossa visita a esta exposição.
De 3f a Domingo até Novembro 2023
no Museu Nacional Soares dos Reis
Porto, Portugal
(p.s. o bilhete individual custa cinco euros)
segunda-feira, 17 de julho de 2023
Cocteau Twins - How to Bring a Blush to the Snow
sábado, 15 de julho de 2023
Grupo De Cantares De Manhouce -- Vozes Da Terra
quarta-feira, 12 de julho de 2023
Exposição PORTRETO DE LA ANIMO ART BRUT ETC.
segunda-feira, 10 de julho de 2023
domingo, 9 de julho de 2023
Tuite de fim de turno
quarta-feira, 5 de julho de 2023
terça-feira, 4 de julho de 2023
Deux chansons par Ghédalia Tazartès, very religiosas
https://www.discogs.com/release/3779658-Gh%C3%A9dalia-Tazart%C3%A8s-Ante-Mortem