sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Graffiti


A humanidade só será livre no dia em que o último capitalista for enforcado nas tripas do último estalinista 

terça-feira, 26 de agosto de 2025

Primeiras impressões de ZOV de Rui Manuel Amaral


Vou neste capítulo. 
Até aqui, os capítulos são como pequenos actos de uma peça de teatro. O palco pode ser ao ar livre ou ser um salão com uma fotografia projectada na parede do fundo como cenário, se tivéssemos muito dinheiro podíamos montar um cenário real, quero dizer, plantar árvores, requisitar estátuas, ou então,  encenavamos a peça em vários locais, um local um acto, que digo eu?!, um acto por dia, poder-se-iam arranjar excursões para o público seguir na comitiva dos actores.
Eheheh escrevo tudo isto porque estou a tentar entrar no espírito do texto, que é cómico e divertido, os actos até este capítulo são quase todos monólogos que me parecem vir da tradição do absurdo mas antes de Beckett, estou a pensar em Charles Cros.
Um destes monólogos é para mim memorável, e se eu fosse jovem talvez lhe chamasse de épico, o monólogo da mulher que fala ao homem que do início ao fim permanece calado e sem mexer um músculo, lembrou-me na vida real a Vallis dando-me um sermão e eu com a cabeça entre as orelhas afundado no sofá caladinho que nem um rato.

É um livro que aconselho. 

quarta-feira, 20 de agosto de 2025

segunda-feira, 18 de agosto de 2025

Tuíte do fim do mundo

 Heureka! O meu pai de quase quatro vintenas de anos aderiu ao facebook!

Não sei se é o fim do mundo mas pediu-me para eu lho instalar no seu novo espertafone, está a ficar moderno.

Hoje, todo contente pediu-me para eu lhe tirar e colocar uma foto de perfil: ele e a minha mãe.

-- Mas ela não está bem perto de mim...

-- Também querias que ficasse em cima de ti?! Pelo menos, está a olhar para a camara e tu tens um olho que sim e o outro não!

O meu pai olha a foto no espertafone (ele não vê mãe ele não vê, aquilo é o novo brinquedo dele, filho) e responde: -- É dos óculos!

Agora, anda a ver as publicações dos sobrinhos, a dizer olha este é reaccionário, ou então este é o teu primo?, parece ele.

O meu pai inverteu a lógica. para ele um socialista ou um comunista é um reaccionário, já os de direita são Deixa-me comer em paz, deixa o Luís Trabalhar.

Sim pai, ainda bem que o Luis está a trabalhar, mas foi só por aquela senhora a quem ardeu a casa ter dito que o Luis estava na praia. Ainda bem que o Luis e a ministra da saúde estão a trabalhar, o que seria se não estivessem... quantos mais bebés tinham morrido se eles não tivessem a trabalhar.


quinta-feira, 7 de agosto de 2025

Caniche desalmado

Foram poucas as mulheres que se aperceberam que eu gostava delas e houve inclusive homens que pensaram que eu gostava deles, mas quando uma mulher vê que eu já não gosto dela ou eu digo a um amigo que ela já não me satisfaz, ela pensa que eu tenho outra, ele pensa que eu talvez goste mesmo é deles. Duplamente incompreendido, ela ligava a toda hora a querer-me de volta e ele falava de grupos que ajudavam jovens homossexuais.
Compreendes-te sozinho quando assumes perante uma audiência que a trocas não por uma outra, ou por um outro, mas por nada, por uma coisa, uma ideia, um exemplo: tomar um café e ouvir uma música escolhida em paz no teu quadrado com tecto. E não te descobrires como um matuto do sítio imigrado na cidade.
Vallis nunca percebeu. Shivana sim. Ainda bem. 
Vi Vallis há dias após dez anos e fiz cara agónica quando a reconheci mas hoje encolho os ombros ou lavo as mãos. Para Shivana desejo o melhor e que o Deus dela a proteja.

sábado, 2 de agosto de 2025