terça-feira, 11 de julho de 2017

Moriarty's


'Moriarty's'
óleo sobre tela
60cm por 80cm
2005 - 2017
ZMB

Moriarty é ao que parece o inimigo do Sherlock Holmes
mas é também um bar em Cork na República da Irlanda
onde eu ouvia música ao vivo
quando lá passei um ano num estágio profissional
logo após terminar os estudos universitários em 1997.


(fotografia de época)


4 comentários:

  1. Só conhecia a personagem, não sabia que era também nome de um Bar.
    Gostei das duas versões

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há quem diga que eu, ao repintar, estou a estragar os trabalhos e estou a perder a autenticidade. sou da opinião que pouco mais me restava fazer porque a cor dos quadros se degradou ao longo dos anos, não tratei na altura de os preservar do pó e humidade. exemplo: um preto por acção do pó tornou-se cinzento. e por iso a fotografia de época corresponde ao momento final de pintura não corresponde já à verdade, se eu lhe tirasse uma fotografia este ano antes de ser repintado daria para ver o mau estado de conservação, ninguém me compraria estes trabalhos. Repinto porque não quero deitar ao lixo estes trabalhos antigos que no fundo são algumas das minhas memórias, uma cápsula temporal.

      Eliminar
  2. Por um lado seria bom se estivessem bem conservados, mas por outro lado é uma oportunidade de criar uma obra nova e dos que tenho estado a ver, estou a gostar mais dos mais recentes.

    ResponderEliminar
  3. Por um lado gostaria de ter a técnica necessária para reproduzir exactamente a cor original (no meu último trabalho com contrato o meu superior era um pintor que preparava a mistura das tintas na perfeição, sabia exactamente as partes de um todo e eu gostava de ter metade dessas qualidades)
    por outro lado é o que tu dizes: é mais libertador reriar do que retocar.

    ResponderEliminar