quinta-feira, 2 de abril de 2015

Mudar de vida


'Mudar de vida'
óleo sobre tela
60cm por 70cm
2007-2015
ZMB

Filho de um pai reaccionário e de uma mãe adepta da hipocrisia da jonet
(porque assim ainda se consegue dar uma côdea a um pobre e o céu fica garantido, dizem)
que poderia eu ser, que poderia eu fazer da minha vida?
Se ele fosse director de uma empresa e eu o bajulasse tanto como os meus cunhados
podia quem sabe ter o meu lugar ao sol e agradecer ao papá
e dar-lhe netos para que também ele pudesse invejar o tablet oferecido
mas não...
não foi esta a vida que escolhi.
Mas queriam o quê então? Que fosse revolucionário e assassinasse o pai?
Não, apenas o escrevi morto. Nada aprendi com ele a não ser fascismo.
E então como vivo?
Fugindo, recusando o seu dinheiro, sendo pobre por opção,
ele não gosta de mim e eu não gosto dele.
E sinto vergonha, escondo-me, não saio à rua.
Eu não nasci maluco nem foi a droga que me fez um doente psicótico.
Acho que foi a falta de amor filial.
Ser maluco foi uma escolha que fiz para ser livre.
Sim, eu mudei de vida: sofro menos se me desligar.
O meu papá tem quem lhe dê vales de desconto.
Não precisa de mim para nada.
Ele nunca mudará e eu estou farto de tentar conciliar o impossível.
A minha família acabou.


(fotografia de época)

Sem comentários:

Enviar um comentário