Nesta minha nova morada há meio ano, dei por mim a conhecer pessoas cosmopolitas. Além de colaborar numa fanzine que sairá em Maio em papel A5 preto e branco, conheci também algumas pessoas de outras nacionalidades, em particular, um americano que fez um desenho de uma Space Patrol Girl que será na fanzine publicado, e também um casal jovem de lituanos.
Ontem, estiveram os dois em minha casa para ver os meus quadros, e ela ontem impressionou-se com um, eles começaram a falar lituano entre eles e eu perguntei se eles não o queriam comprar.
Disse: -- Façam uma oferta justa.
Eles disseram que estavam em negociações entre eles. Percebi que seria uma prenda dele para ela.
Então, ele disse: -- Do you accept -- €?
Eu disse: -- Era isso que eu ia propôr.
E ele disse em inglês: -- Eu estava a preparar-me para te oferecer -- € mas então ela disse-me «é quanto eu valho, é?»...
Eu sorri e perguntei: -- She's also jewish? Ele disse que não. Ele é cruzado. O avô era judeu. Então, eu ri-me: -- Atão, é por seres um quarto judeu. Os velhos judeus são greedy.
-- Not greedy, they are stingy... disse ele.
Então, ele disse: -- Then you can shake your hands!
E eu apertei a mão mole dela e disse a rir: Covid free! Este quadro é um quadro de amor, eu posso explicar-vos os detalhes, este aqui é a imagem de capa de um disco que eu e a minha amiga brasileira costumávamos ouvir, e do qual gostamos muito, era o disco que o pai dela se punha a ouvir quando se zangava com a mulher, a mãe dela... vou buscar-vos o disco, vou procurá-lo, vocês não vão perceber nada, pois é cantado em brasileiro.
Fui buscar o disco e pus a tocar, disse-lhe que eles nunca tinham ouvido nada igual. E não é que ela começa a chorar, e ele por empatia, chorou também! Choraram pela beleza da voz da Nubia Lafayette ou choraram porque a melodia é triste ou choraram pelo que eu lhes expliquei sobre o que o disco significa para a minha amiga brasileira e sua família e para mim também.
Foi o que disse aos meus pais hoje no almoço em casa deles. O meu pai disse desconfiado: -- Agora tens um amigo lituano?
-- Sim, pai. Tenho. A minha casa é silêncio. Quando quero ver pessoas de todas as cores, subo a rua, é como ir à praia. Por isso, mãe, este quadro que lhes vendi foi feito no passado com memórias pessoais de amor, e, anos depois, alguém se apaixona por ele, e ele algo lhes diz de tão forte que eles choram de emoção e o compram. O dinheiro ganho com o quadro é bom, e isso já seria por si suficiente mas, além disso, eu consegui suscitar emoções puras neles. Mãe, algo de mim vai voar para a Lituânia. Estou feliz!
https://www.youtube.com/watch?v=oElmbszM-ZU
Sem comentários:
Enviar um comentário