segunda-feira, 16 de julho de 2018

Retrato de família


'Retrato de família'
óleo sobre tela
100cm por 150cm
2006 - 2018
ZMB

A única família que tenho.
Hoje aumentada com os meus cunhados e dois
maravilhosos sobrinhos que são a nossa alegria

Adenda: com mais um rebento a caminho,

Este quadro foi feito a partir de uma foto
tirada em 2004 nas férias na aldeia junto ao Rio Paiva.
Em 2007 quando este quadro foi apresentado perguntaram-me porque
não tinha pintado as caras, e eu respondi que assim
o quadro se tornaria mais universal no sentido em que poderia retratar uma qualquer família.
Mas por detrás desta ideia conntinua ainda hoje a estar o facto de eu não ser
um retratista
e poder não conseguir pintar em condições os retratos da minha própria família.
Foi essa a razão na altura para não pintar as caras.

Mas este ano pensei:
«O que é um retrato pintado em condições?»
O que eu acho «em condições» variou muito ao longo de todos estes anos
e qualquer visualisador deste quadro pode ter a sua própria ideia
do que é pintar um retrato «em condições»
para não falar dos estilos e abordagens históricas no modo de pintar que são variados.

Então, resolvi este ano ao recuperar o quadro
dar uma leve impressão nos rostos,
tentando individualizar cada rosto tornando-o menos abstracto
e também menos fidedigno à realidade dos rostos da minha família.

Trata-se assim de um retrato de família
como se a minha famíla fosse um ícone anónimo
no qual o rosto é um qualquer sem deixar de ser:
Um pai, uma mãe, duas irmãs e eu junto ao rio sendo fotografados pelo cunhado.


(fotografia de époc)

Sem comentários:

Enviar um comentário