domingo, 24 de março de 2024

Gaza equals Warsaw Ghetto [repost]

Eu tenho amigos judeus a quem vendi quadros.
Mas eu estou do lado dos mais de 32 mil palestinianos que morreram entre outubro e março de 2024 e tenho já pouca pena dos 200 israelitas reféns que aliás já devem estar mortos debaixo das casas destruídas pelas bombas. Infelizmente, já não dá para relativizar e dizer que a morte vale o mesmo para cada um dos lados. 




'Gaza equals Warsaw ghetto'
óleo sobre cartão canelado, 
61cm por 76cm (com moldura)
2009 
ZMB


Fiz este trabalho a partir de jornais activistas.
Em 2009 escrevi o seguinte:

'
Estou em casa.
Ouço Muslimgauze e
uma pequena sequência sonora
faz-me olhar para a porta
pensando que alguém estará a bater.
Então olho e não vejo movimento.
A cortina está silenciosa.
Então não estão a bater.
À minha porta não estão a bater.
Mas nas portas e janelas de Gaza [Janeiro 2009],
nos telhados de uma cidade de refugiados
estão a bater bombas cirúrgicas de fósforo branco.
Numa semana morreram 500 pessoas.
Os judeus deveriam lembrar
a realidade nazi que viveram
e fazer mea culpa com os palestinianos.
Talvez seja uma das razões pela qual
o Irão nega o holocausto de seis milhões de judeus.
'
Claudio Mur


Hoje poderia repetir-me e escrever o mesmo.
O mundo não mudou e tornou-se ainda mais estúpido.

Sem comentários:

Enviar um comentário