quinta-feira, 7 de maio de 2015

Irmão, se achas que vale a pena luta, senão
fuma um bob, ouve um marley e não penses mais nisso

'
A «jóia» ia repetir o que já tinha dito, porquanto as «jóias» caem frequentemente em repetições, mas Mangogul cortou-lhe a palavra: o seu silêncio não foi de longa duração. Quando o príncipe julgou ter embaraçado esta «jóia» palradora, restituiu-lhe a liberdade de falar; e a tagarela, desatando a rir, prosseguiu como se se lembrasse de repente:
«Mas, a propósito, esquecia-me de contar o que se passou na primeira noite das núpcias de Haria. Vi muitas coisas ridículas na minha vida; mas nunca nenhuma que o fosse tanto. Depois de uma grande ceia, os esposos são conduzidos aos seus aposentos; toda a gente se retira, excepto as criadas da senhora, que a despem. Ei-la despida; metem-na na cama e Sindor fica sozinho com ela. Notando que, mais alerta do que ele, os fraldiqueiros, os cachorros, as galgas, se apoderavam da sua esposa, disse-lhe:
» -- Permita, senhora, que eu afaste um pouco estes rivais.
» -- Meu caro, faça o que puder -- disse Haria. -- Por mim, não tenho coragem para os expulsar. Estes animaizinhos são-me afeiçoados; e há muito tempo que não tenho outra companhia...
» -- Talvez tenham -- observou Sindor -- a delicadeza de me cederem hoje um lugar que devo ocupar.
» -- Actue, senhor -- respondeu-lhe Haria.
» Sindor começou por utilizar a brandura e pediu a Zinzolina que se chegasse para um canto; mas o animal indócil pôs-se a rosnar. O alarme estende-se ao resto do bando; e o cachorro e os fraldiqueiros ladraram como se tivessem degolado a sua dona. Impacientado com este barulho, Sindor repele o cachorro, afasta um dos fraldiqueiros e agarra Medor pela pata. Medor, o fiel Medor, abandonado dos seus aliados, tentara reparar essa perda pelas vantagens do posto. Colado às coxas da dona, de olhos inflamados, o pêlo eriçado e as goelas abertas, franzia a ponta do focinho e apresentava ao inimigo duas fileiras de dentes agudos. Sindor tentou mais de um assalto; mais de uma vez Medor o repeliu, deixando-o de dedos contraídos e os punhos das mangas rasgados. A acção durara mais de um quarto de hora, com uma obstinação que apenas divertia Haria, quando Sindor recorreu ao estratagema contra um inimigo que desesperava de vencer pela força. Provocou Medor com a mão direita. Medor, atento a este movimento, não reparou no da esquerda e foi apanhado pelo pescoço. Fez esforços inauditos para se libertar, mas inúteis; teve de abandonar o campo de batalha e ceder Haria. Sindor apoderou-se dela, mas não sem efusão de sangue; dir-se-ia que Haria havia decidido que a primeira noite de núpcias fosse sangrenta. Os animais defenderam-se excelentemente e não desiludiram a sua expectativa.»
-- Aqui está uma «jóia» -- disse Mangogul -- capaz de escrever a gazeta melhor do que o meu secretário.
'

, página 115
"As jóias indiscretas"
Diderot
Edição Livros de bolso Europa-América

( Um livro que custou 2€50 num alfarrabista )

Sem comentários:

Enviar um comentário