domingo, 29 de abril de 2018

Torc Waterfall (Co. Killarney, Ireland)


'Torc Waterfall (Co. Killarney, Ireland)'
pastel e cera sobre papel
59cm por 42cm (A2)
1998 - 2008
ZMB

Quando estive a estagiar na Irlanda dei-me mal com os meus colegas portugueses
que igualmente lá trabalhavam.
Andava quase sempre sozinho a pesquisar bares depois do trabalho.
Num deles, encontrei um grupo que fazia caminhadas ao Domingo.
Achei uma excelente maneira de conhecer a Irlanda.
Não fiz muitas viagens, também este não era um grupo em que eu me integrasse facilmente.
(Ainda hoje não sei se me quero integrar ou se há grupos de interesses compatíveis a nível social.)

Uma das viagens foi ao oeste da Irlanda, fomos de carro até à região de Killarney.
Esta cidade fica na costa numa região de grande recorte, com enseadas e lagos.
Mas há uma montanha de onde corre um riacho em catarata, a catarata de Torc.

Foi esta que uns meses depois eu fui tentar desenhar ao vivo.
Apanhei a camioneta e percorri o trilho munido de uma máquina fotográfica e do caderno A2.
Não consegui grande coisa no local, principiava a chuviscar.
Além disso, é um local extremamente turístico
e eu não me sinto muito à vontade quando espreitam por cima do meu ombro
os rabiscos que vou tentando fazer.

Em 2008 dei-lhe a forma definitiva.
Tentei captar com cera de vela a ilusão de água e com amarelo o arco-irís das gottas de água
que a máquina fotográfica gravou para a posteridade.

Sem comentários:

Enviar um comentário