sexta-feira, 28 de outubro de 2022

As conversas ao almoço sobre ideologia

-- Pai, notícia na rádio às oito da manhã: segundo O Escândalo há milionários a receber os 125€...
-- Com 2700€ não são milionários, interrompe o meu pai.
-- Não é isso, o governo diz que é legal, tem tudo a ver com os milionários que tem rendimentos do capital e do património, rendimentos que não entram no irs.
-- Eu e a tua mãe quando comprámos a casa veio no irs...
-- Mas há quem não declare, há quem tenha e alugue casa e não declare, eu morei dez anos em quartos e casas e nunca me passaram um recibo...
-- Porque não quiseste... diz o meu pai.
Aqui a tampa saltou:
-- Sempre a mesma história! Sempre 'o pobre não quer, o pobre não quer trabalhar ', já enerva, quando é que percebes que a maior parte das vezes é 'o pobre não pode'!
O meu pai fica sem palavras perante o meu tom de voz, eu continuo:
-- Vocês vivem numa ilha e nem se apercebem, por causa da minha sobrinha que mais ano menos ano vai estudar para a universidade e vai precisar de alugar quarto algures, por causa disso vocês parecem começar a prestar atenção, 300€ por um beliche e sem recibo, disseram na notícia há uns tempos, pois eu mesmo que quisesse nunca pude pagar esse valor, ia fazer o quê?, morar na rua?, não!, tive de aceitar alojamentos baratos e precários onde chovia, onde até chegou a haver pulgas, ia fazer o quê?, ah passe-me um recibo, está bem!, olha, tens passado no jardim?, no coreto estão a dormir sem-abrigo, vem a polícia municipal e remove-os, no dia seguinte estão lá outra vez, não é o pobre não quer, é o pobre não pode, se o patrão explora o trabalhador tu dizes que ele é explorado porque quer, porque aceitou, mas que haveria o trabalhador de fazer? Não aceitar! Morrer de fome? Aí irias dizer que morreu de fome porque quis! 
(Merda!)

Sem comentários:

Enviar um comentário