segunda-feira, 24 de outubro de 2022

As formas de Rosa

 As formas de Rosa


As formas de Rosa

lembram-me peixes.

Elas são brancas, lácteas,

as formas de Rosa

são pura razão.

Nas formas de Rosa

estão os peixes, o lago, o arco, o mar,

está um bocado de Céu a sombrear,

e eu amo Rosa.

Quero Rosa. Rosa quer-me a mim amar.

Eu sei que há entre mim e Rosa

um romance que nunca chegou a começar

e eu então ao pensar em Rosa

faço rios, fios de poesia e falo-lhe sem ser em prosa.

Porque um dia Rosa há-de ser minha

na concepção que tinha

à esposa que nunca tive e não quero

faço a amante

e é aí que desespero.

Que neste poema cante o que quero.

Nas formas de Rosa estão os peixes que me altero.



António Gancho, em «Gaio do espírito»

integrado no volume editado pela Assírio & Alvim em reedição 2022

que reúne os seus quatro livros, este volume tem o nome do seu primeiro livro: O Ar da Manhã


Sem comentários:

Enviar um comentário