quinta-feira, 17 de março de 2016

Prometeu


'Prometeu'
óleo sobre tela
32cm por 24cm
1996-2016
ZMB


(fotografia de época: 2014)

Uma fotografia de época em baixo.
Pode-se verificar por comparação a passagem do tempo.
A cor preta torna-se cinzenta e quase brilha se um flash é aplicado.


'Prometeu'
(fotografia de época)

Oficialmente o meu primeiro quadro.
Pintado de improviso numa aula de inciação à pintura
através de um curso da associação académica da univ. aveiro.

Este quadro é uma imagem que mostra a minha confusão entre
o mito de Prometeu e o de Sísifo.
A figura verde segura uma bola laranja
que parece um rochedo
mas que parece, também, um sol, um fogo roubado aos deuses.

Lembro-me que, em 1996, eu andava a ler Camus mas,
apesar de querer ler o seu Mito de Sísifo e
de conhecer uma paráfrase da primeira frase,
nunca li este importante trabalho.

Recordo também, uma vez em casa com alguns colegas,
chegarmos a discutir o título: nesta democracia não havia consenso.
O pintor dizia um título, o amigo dizia outro, um terceiro dizia que nem o pintor nem o segundo tinham razão e o quarto, calado, dedilhava uma guitarra.

Este último colega foi o modelo deste desenho em baixo:

You do disappoint me my lad, you disappoint me.


Sem comentários:

Enviar um comentário