quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Depois dizem que não queremos trabalhar

A minha amiga precisa de trabalho. Este fim-de-semana encontrei-lhe um emprego no jornal. Fui com ela pessoalmente lá na Segunda-fera. A senhora gostou dela. E até de mim gostou, tive de dizer-lhe que era pintor de quadros, se fosse pintor de casas também lá tinha emprego.
-- Quando pode começar?
-- Amanhã!
Cancelou-se Carnaval e ela começou no dia de Carnaval.
Hoje, na pausa para almoço, diz-me ela:
-- Olha o que a senhora me perguntou: «Santinha, uma senhora veio me dizer que você já andou a pedir...
-- E tu que lhe disseste?
-- Eu disse: ah fale sério, eu não sei o dia de amanhã, mas se precisar de pedir no futuro não terei vergonha, é melhor pedir que roubar. E ela calou-se e foi embora.
-- É, fizeste bem, mantém a tua dignidade, a tua seriedade. Mas sim, as pessoas às vezes fazem tudo para nos deitar abaixo, depois dizem que somos malandros e não queremos trabalhar, a gente procura o trabalho, é humilde ao ponto de trabalhar no escuro porque precisa, e depois há aqueles que só estão contentes em ver-nos na lama, na desgraça. Diplomacia, usa a diplomacia.

Sem comentários:

Enviar um comentário