quinta-feira, 7 de abril de 2022

Candido lima e Grupo Música Nova -- Le Chanteur du val - serezina


« Serezina (pássaro dos vinhedos) Da minha casa até ao mar corre um longo vale verdejante onde coros de pássaros, aves, ribeiros e tempestades passavam pela minha cabeça e me inundavam o olhar. Ao lado das minhas janelas eram minhas companheiras do dia a dia de infância, as serezinas. Eram pássaros coloridos e minúsculos que pairavam, em vôo e em canto sinuosos, aparentemente erráticos, nos arames, ou suspensos centímetros acima dos vinhedos. Aí construíam os ninhos e à volta deles esvoaçavam, chilreando freneticamente em ziguezague ininterrupto. Esse nome de infância encontrei-o nos livros, sob outras formas, com as mesmas sonoridades: "serin cini", e na tradução latina do léxico científico, "serinus-serinus". Em todos eles a perfeita onomatopeia deste canto em sons de altíssimas frequências, quase ultrasons, que retive na memória: "zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz!". Recriando atmosferas do mundo natural, há nesta flauta a mesma materialidade das flautas do órgão de tubos da igreja da minha aldeia, e a mesma memória das "flautas" de infância construídas com ervas dos campos, dos riachos e dos canaviais. Autobiograficamente, o título evoca "Le dormeur du val" de Rimbaud, provável fonte de "O menino de sua mãe" de Fernando Pessoa, fonte também de uma obra de carácter lúdico para coro de crianças de Iannis Xenakis. Esta partitura de "Chanteur du val - serezina", estreada no Centro Cultural de Belém, foi escrita a convite do compositor Pedro Maia no âmbito do Atelier de Composição, para o flautista António Carrilho, a quem foi dedicada. » Cândido Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário