segunda-feira, 4 de abril de 2022

Das palavras à acção

 '

 «Ão ão temos fome Ão ão dêem-nos pão

Ão ão temos fome Ão ão queremos pão»

Eram estas as primeiras palavras que estavam escritas num caderno preto, que minha mãe me deu na hora da sua morte e me chamou para as últimas palavras e conselhos, disse-me que estas palavras estavam num caderno clandestino que seu pai, me avô, tinha escrito na altura das lutas contra o Sidónio na década de vinte do século vinte. Seu pai fora... seu pai, meu avô, seu pai fora... fora condenado pela polícia, pela justiça, por causa da sua luta intransigente contra o que já era uma ditadura, contra o que viria a ser o Estado Novo. Então, escreveu um livro na clandestinidade, uma espécie de panfleto, uma espécie de manifesto para os vindouros e deu-o a minha mãe dizendo: partilha, partilha as minhas ideias partilha as minhas ideias. E minha mãe deu-me o livro: o caderno preto de me avô e eu comecei a ler, a minha mãe morreu, o meu pai estava longe, na guerra, há anos que não sabíamos dele, minha mãe morreu e deixou-me num casebre, eu com catorze anos, sem meios de subsistência, eu gostava de ler, eu gostava de escrever, mas sabia que isso não me dava pão, senti a luta do meu avô: ão ão queremos pão, e eu agora não tinha dinheiro para a renda, minha mãe tinha morrido, meu pai estava longe, a minha mãe morreu e eu tinha que pagar a renda, como iria eu fazer isso, como iria eu evitar que o senhorio explorador não enviasse um ofício de despejo? Decidi passar das palavras à acção.

'


Claudio Mur

Sem comentários:

Enviar um comentário