quarta-feira, 26 de abril de 2017

Por detrás das grades


'Por detrás das grades'
óleo sobre tela
30cm por 40cm
2007 - 2017
ZMB


(fotografia de época)


6 comentários:

  1. quando eu olho para um quadro, pergunto-me quase sempre sobre o que se passa na cabeça do artista quando o faz.
    utiliza pincel ou espátula?

    ResponderEliminar
  2. Este quadro foi pintado em dois tempos mas sempre a pincel: em 2007, apliquei cor muito empastada e directamente do tubo para a tela. Este ano, ao terminá-lo, muito do trabalho foi retirar as massas incómodas de tinta e dar-lhe uma aparência de ordem.
    Inverti também o ponto de visão: primeiro, o espectador olhava de fora para dentro das grades e pouco via; agora, é como se ele próprio estivesse dentro das grades a olhar o mundo.

    Bom dia Ana.

    ResponderEliminar
  3. obrigada, é interessante esse ponto de vista. e o de cima?

    ResponderEliminar
  4. Penso que te referes a este http://zmb-mur.blogspot.pt/2014/05/uma-lagrima-perdida.html

    O sentido está diluído no tempo, a ideia perdeu-se na minha deterioração mental ao longo do tempo, não tomei notas na altura.
    É um quadro que lida com a memória que tenho de duas irmãs que conheci em 1996 e de quem perdi totalmente o contacto. Eu imaginei-as em constelações no céu, e os dois hemisférios azuis são na realidade as páginas de um livro das Selecções Readers Digest aberto no mapa das constelações e que eu interpretei com distorção na tela, tendo juntado outros símbolos que, por o sentido se ter perdido, funcionam como totems.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. um poema, portanto :)
      obrigada

      Eliminar
    2. Obrigado eu igualmente porque é para mim reconfortante teres-lo definido como poema: uma palavra bela, escultura também não ficaria mal, um poema intraduzível a partir de um caos com raízes fundas no passado e transposto em código num futuro.
      Sinto que com este trabalho evoquei uma entidade, um Ser, é esse um dos princípios da magia e da pintura: causar mudança de acordo com a vontade.
      https://www.youtube.com/watch?v=5xtXUyjeAZE

      Eliminar